Festival celebrado no dia 31 de outubro, marca o inicio da parte clara do ano. Beltane ou Bealtaine, significa literalmente "fogo brilhante"ou "fogos de Bel", em homenagem aos Deuses Belenus e Bilé, considerado o pai dos Deuses e dos homens. Este festival celebra a união dos amantes, a fertilidade a cura e a criatividade.
Beltane é o oposto de Samhain, os dois maiores Festivais do Fogo da tradição celta, indicando o início do verão e o final do inverno. As tradicionais Fogueiras de Beltane e as oferendas nos Poços Sagrados, são atividades típicas dessa época, simbolizando proteção, boa sorte e fertilidade. É o casamento sagrado, a união entre o Céu e a Terra.
O calor do Sol e a exuberância da natureza representam a paixão e o amor, culminando na união sagrada dos Deuses, personificados nas figuras do Homem-Verde e da Rainha do Verão.
Casais costumam pular uma fogueira para atrair a boa sorte, fertilidade e abundância. Época excelente para se fazer encantamentos de cura, amor e prosperidade, assim como, para celebrar novas uniões.
Esté é um ritual muito alegre, celebrado com danças e músicas!
Lá Bealtaine, em gaélico, é um termo conhecido na mitologia irlandesa como: "Entre os dois Fogos de Beltane", as grandes fogueiras marcam também um tempo de purificação e de transição, anunciando a esperança de uma boa colheita e as bênçãos da criação em nossas vidas. Que assim seja!
Correspondências:
- Arquétipos: festival da fertilidade, da purificação e da transição.
- Símbolos: velas vermelhas e brancas, flores vermelhas, colares e guirlandas.
- Incensos: patchouli, almíscar ou rosas.
- Alimentos: vinho, bolo de mel e frutas vermelhas.
0 comentários:
Postar um comentário