Festival comemorado no dia 01/08, conhecido como Oímealg, nome gaélico, que significa a lactação das ovelhas, onde celebramos a Noite de Brighid, a Deusa tríplice do fogo, da cura, da poesia, da fertilidade, das artes e dos artesãos.
Festival do fogo, dedicado ao aumento da luz, com o final do inverno no hemisfério sul e o despertar das sementes enterradas no solo, simbolizando a renovação das nossas esperanças. É a promessa do Awen, a inspiração sagrada!
Imbolc é o oposto de Lughnasadh, onde celebra-se o retorno do Sol e a face jovem da Deusa. Um costume típico de "Lá Fhéile Bríde" é plantar uma árvore frutífera, além da confecção da Cruz Solar de Brighid, com galhos, junco ou material natural e flexível.
Ritual que celebra o fogo da casa e a família. A Mãe que deu à luz e o seu leite sagrado, que alimenta a nova vida. É um festival alegre e muito iluminado!
Este festival é marcado pela transformação das energias, ideal para fazer planos, projetos, iniciações e abertura de novos caminhos, além de purificar sua casa, promovendo a cura e o renascimento, tanto material como espiritual.
Aproveite, também, os benefícios curativos das águas dos rios e das fontes. A Irlanda é cheia de nascentes e poços nomeados à Deusa Brighid. Simbolicamente, a água é vista como um portal para o Outro Mundo, um local de sabedoria e cura. Bênçãos plenas!
0 comentários:
Postar um comentário