Pentagrama Esoterico Significado del pentagrama esoterico o estrella de 5 puntas. (Breve Estudio)

12 de nov. de 2009

Festival de Samhain


Festival celebrado no dia 30 de abril, onde a Roda finalmente completa seu ciclo. Samhain, pronuncia-se ("Sou-ein"), é conhecido como a Noite Sagrada. Oíche Shamhna, na língua gaélica, representa o fim da colheita e o último Festival do Fogo. Ritual dedicado aos Deuses: Morrighan, Dagda e Ceridween.

É a comemoração do Ano Novo Celta, momento misterioso que não pertence nem ao passado, nem ao presente, nem a este mundo e nem ao outro, é o momento onde os portões dos mundos se abrem e o véu que os separa se torna mais tênue. Época ideal para se honrar os antepassados.

Samhain significa "sem luz" ou "fim do verão", pois nessa noite o mundo mergulha na total escuridão da alma, preparando-se para a chegado do inverno. No mito da Roda, a Deusa vai ao mundo das sombras em busca do seu amado. Os Deuses se amam e desse amor é gerada a semente da luz, que renascerá novamente no Solstício de Inverno, como a criança da promessa, a esperança do verão.

Samhain é a noite que marca o início de um novo período e um novo recomeço em nossas vidas. Homenageie a memória dos antigos preparando alimentos de sua preferência e contando suas histórias aos seus descendentes. Ao anoitecer, acenda velas nas janelas da frente de sua casa, em sinal de respeito aos seus ancestrais.

Os celtas praticavam rituais de purificação, queimando simbolicamente todas as suas frustrações e as ansiedades do ano anterior nas fogueiras ou no caldeirão. Este festival é sinônimo de quietude e introspecção.

Celebrem e vivenciem todas as fases da vida, pois a Roda gira igual para todos, mesmo que não saibam. Onde a Deusa nunca morre e o Deus sempre renasce, abençoados pelo Céu, a Terra e o Mar, o ciclo mágico das transformações. Bênçãos plenas!

Correspondências:

- Arquétipos: celebração do ano novo celta, fim do verão e dia dos mortos.
- Símbolos: cor preta e laranja, maçãs, romãs, abóbora, nozes e avelãs.
- Incensos: mirra, sálvia, carvalho ou cedro.
- Alimentos: sidra, chá preto e bolos de frutas.

0 comentários: