Pentagrama Esoterico Significado del pentagrama esoterico o estrella de 5 puntas. (Breve Estudio)

11 de nov. de 2009

Wicca O Deus E A Deusa


A Deusa...

A Deusa é vista, normalmente, como Deusa Tripla, isto é, engloba três principais aspectos de deusas da Antiguidade: Donzela, Mãe e Anciã. Estes aspectos são "rotativos" ao longo do ano (falarei sobre a divisão dos anos e das estações na Wicca no próximo post) :

* Como Donzela, a Deusa simboliza encantamento, expansão, a promessa de novos princípios, nascimentos, juventude, entusiasmo e a Lua na fase Crescente;

* Como Mãe, simboliza a fertilidade, sexualidade, estabilidade, poder, vida e a Lua Cheia;

* Como Anciã, representa a sabedoria, o repouso, a morte, o fim de várias coisas e a Lua na fase Minguante.

Como já disse, a Deusa é a Mãe de tudo o que existe e foi adorada desde os primórdios da humanidade, mas com a chegada das religiões monoteístas foi esquecida. Ela é representada pela concha marinha, pelas cores branco, vermelho e preto (Donzela, Mãe e Anciã) e é, principalmente, a Ela que apelamos quando efectuamos trabalhos mágickos. Existem imensos nomes de deusas da Antiguidade mas elas são todas aspectos da Deusa. Ela é amante e mãe do Deus, pois no princípio de tudo, Ela engravidou-Se com Ele e à medida que este crescia, apaixonaram-Se, tornando-se marido e esposa. Durante a Primavera, o Deus engravida a Deusa e no Samhain, morre; no Yule, o Deus renasce e o ciclo repete-se.

O Deus...

O Deus é chamado, normalmente, como Deus com Chifres/Cornudo/Chifrudo/C
ornífero. Ele é o Deus da floresta. Embora seja, infelizmente, posto de parte em várias Caminhos Pagãos, é inapropriado (segundo a minha opinião) adorar somente a Deusa, embora Ela seja merecedora de todo o nosso amor, assim como o Deus. Embora não tenha, geralmente, atributos triplos como a Deusa, sua esposa, Ele divide-se em aspectos com funções semelhantes (alguns dos quais deixo para que os descubra):

* Como Deus Criança, o Deus representa a jovem semente do sol que germina e afasta a escuridão do Inverno, a alegria de viver, a descoberta;

* Como Deus Chifrudo, simboliza o auge da masculinidade, senhor da força, poder e vitalidade. É o amante da Deusa e senhor de tudo o que é selvagem, fertilizador da Terra e Pai protector.

* Sob o aspecto de Deus da Morte e Renascimento, Ele simboliza a sabedoria (lembrando, de vez em quando um velho feiticeiro), os mistérios da Vida e da Morte, pois Ele próprio a conquista, renascendo.

O Deus pode ser simbolizado pela pinha, por um chifre ou pelo cone do pinheiro e, por cores, pelo castanho, pelo verde, pelo laranja e pelo dourado. Assim como a Deusa, todos os deuses antigos, são aspectos do Deus

"Como são a Deusa e o Deus?". Passo a responder: como você achar melhor. Há várias opiniões e muitos vêem-nos ora como uma divindade das Antiguidade, outros como uma figura mítica e outros que encontram a forma que crêem que Eles possam ter usando a sua imaginação. Cabe a si, leitor, decidir. Mas não duvide que a imagem mental que encontrar para os representar irá ser, de certo modo, a forma que Eles desejam assumir para si.

0 comentários: